Manual do Contratante


Então você está interessado em contratar um show de Stand Up e não sabe por onde começar? Quer um comediante pro seu evento corporativo, campanhas publicitárias, shows em teatro ou no seu bar? Fica tranquilo! Aqui você vai encontrar algumas dicas e esclarecer dúvidas sobre esse estilo que agrada desde eventos fechados em empresas até grandes teatros e festas!

Da organização do evento

O Stand Up Comedy por si só não requer muita estrutura. O Rider Técnico exigido para um show padrão é bem simples, mas deve ser seguido com bom senso e qualidade.

O rider básico pra um show de stand up consiste em: Foco de Luz (sendo 1 direto ou dois cruzados) que destaque o comediante, som compatível com o ambiente (bem audível em todos lugares do espaço), microfone de boa qualidade (um pra uso e um reserva), banquinho, pedestal e claro, um palco. (em locais que não exista viabilidade de montar palco, um tablado pode quebrar um galho sem problemas. O importante é o artista ser bem visto já que quem não enxerga ou ouve bem o show acaba se dispersando e isso atrapalha bastante o andamento do evento.)

Como é um estilo de apresentação que exige atenção do público o tempo todo, o local de apresentação não pode ser muito amplo (com mesas sem visibilidade do palco) nem possuir obstáculos (como pilares atrapalhando a visão, garçons que não param de passar em frente do público, bares fazendo barulho com liquidificadores, uma rua super movimentada…). A iluminação e o palco devem estar adequados para que o humorista seja o centro das atenções sempre. Ideal que a iluminação do ambiente seja diminuída ou até mesmo desligada e só o palco iluminado, mesmo que a apresentação seja num bar ou restaurante.

Muitos contratantes querem que o show seja feito durante um jantar. Não recomendamos MESMO. O ideal seria que a apresentação fosse antes do jantar, assim todos apreciam o comediante e depois jantam com tranquilidade. Colocar o show após o jantar corre o risco das pessoas estarem distraídas ou embriagadas, causando inconvenientes ao humorista. Em caso de eventos corporativos, às vezes após o jantar a equipe está muito cansada, mas se for o único horário disponível na programação, não há problemas. Tudo é conversado!

Outra coisa muito importante: pessoas sentadas! É muito importante que as pessoas não estejam em pé. Em caso de um coquetel, não há problema em todos curtirem em pé, confraternizando mas, na hora do show, que haja cadeiras (e mesas, se possível) pra todos se sentarem e curtirem o show com atenção.

Algumas recomendações podem parecer bobagem, mas elas são dadas após alguns bons anos de experiência com diversos formatos, e algumas “bobagens” aos olhos do contratante podem ser essenciais pro bom resultado do evento dele.

E tudo que nós também queremos, é um show com excelente resultado. Principalmente para os contratantes. Por isso, apesar de simples, algumas coisas não dá pra abrir mão. Confie na gente!

Porém, claro, muitas outras coisas são maleáveis e adaptáveis, cabendo ao produtor tentar “montar junto” com o contratante um formato mais adaptado possível.

Do transporte

Geralmente o comediante viaja sozinho com um produtor de confiança, o que reduz muito os custos de hospedagem e transporte, já que não é necessária uma equipe técnica (apenas a equipe do próprio evento, que irá garantir que tudo saia bem relação à parte técnica).

Normalmente para cidades com menos de 300 km do local em que se encontra o artista, o trajeto é feito via terrestre; já em locais com maior distância, via aérea, pro aeroporto mais próximo.

Na cidade é importante que haja um carro à disposição pra levar e trazer o humorista para o hotel e evento, ou que a produção arque com os custos de taxi. Não é legal deixar o artista na mão pra isso, já que sempre há horário pra se cumprir e locais específicos que o humorista não sabe chegar. É dever do produtor local conduzir essa logística toda.

Da alimentação

Humoristas comem. Produtores idem. E muitos restaurantes locais gostam de receber artistas. O ideal é fechar apoios e parcerias com restaurantes bacanas e levar o artista para comer lá. Assim reduz o preço de produção e ajuda a divulgar a gastronomia local, colocando o logotipo do restaurante no material gráfico e nos agradecimentos.

No caso de evento corporativo, as refeições podem ser feitas no hotel ou restaurantes parceiros próximos. Isso é facilmente negociável caso a caso.

Da hospedagem

Não é necessário um hotel 5 estrelas, com travesseiro de plumas de ganso e toalhas bordadas. Mas como diz Bruno Motta “nos colocam pra fazer show num puta de um Hotel e nos hospedam num hotel de puta”.

Normalmente pede-se hotel 3 estrelas ou superior. Até porque geralmente são poucas horas de descanso que o artista terá entre o show e um voo ou entrevista. Qualquer outra condição deve ser negociada caso a caso. Importante que tudo seja bem conversado e ninguém pego de surpresa tendo que dormir num pulgueiro. O artista deve ser respeitado.

Da divulgação

O ideal para uma boa produção local: contatos de apoio para alimentação, um bom hotel, transporte entre os locais e simpatia do produtor. Mas tudo isso não vale muito se não houver uma boa divulgação. Ela deve ser levada muito a sério. Entrevistas em rádios locais, televisões locais, outdoors, busdoor, distribuição de flyers e cartazes nos pontos de grande movimento. Deixar a coisa ir no boca a boca não é nada conveniente. A internet ajuda muito nessa batalha, mas restringe o público. Anúncios em jornais e revistas são muito importantes, além de distribuição de cortesias (dentro do limite estipulado no contrato) e sorteios.

Do contrato

É imprescindível que haja um contrato assinado por ambas as partes antes da viagem/show. O contrato é a forma de evitar qualquer desavença ou inconveniência que possa surgir. Este deve ser detalhado, mesmo que quase não hajam exigências e restrições das partes. E deve se tomar cuidado com ambiguidades que podem gerar discussões intermináveis.

Resumindo, não é difícil muito menos complicado criar um evento com stand up comedy. Apenas tendo profissionalismo, bom senso e capricho tudo fica bem gostoso e divertido para você, seus clientes, seu público e humorista!!!

Bom show!

FAÇA O SEU EVENTO


Estamos à disposição para cotação de stand up comedy em

Eventos Corporativos

Mestre de Cerimônias

Festas Empresariais

Convenção de Vendas

SOLICITAR CONTATO

RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL