Open Mic

Como dar os primeiros passos?

Um ser humano aprende a andar com as próprias pernas em cerca de 10 meses, mas no stand-up isso pode levar mais tempo. Subir no palco e fazer rir uma plateia, apenas com suas ideias é muito mais dificil do que um pequeno ser humano aprender a se equilibrar e andar, mesmo com uma cabeca, cujo tamanho é cerca de 20% do corpo. Porém, uma cabeça desta pode te atrapalhar a aprender a andar, mas pode te ajudar a subir no palco.

Aproveitar um traço fisico marcante é um ótima forma de iniciar seu texto. Humor auto depreciativo é sempre bem recebido. Portanto, comente algo evidente sobre você. Se é muito alto, muito baixo, muito magro, muito gordo, muito pobre, muito rico… Se nao há nada marcante em sua pessoa, sem problema, simplesmente suba no palco e comece falando do que voce quiser.

Além do que você vai falar, é importante o público saber que você está iniciando. Por isso, a melhor forma de começar é o ‘open mic’, que felizmente já está difundido no Brasil. O termo vêm do inglês e significa ‘microfone aberto’, ou seja, é um momento do show onde um espaço de tempo é cedido para pessoas que estão querendo iniciar na arte do stand-up.

Para conseguir marcar um open, o procedimento padrão é entrar em contato com algum responsável pelo show e enviar o seu material, em video ou texto. Caso aprovado voce será chamado para participar do open mic.

Ha algumas regras informais em relação a esta pequena participação.

Todas as piadas devem ser de sua autoria.

Não estoure o tempo no palco. Se você tem 3 minutos, faça 3 minutos, do contrário seu ‘microfone aberto’ pode acabar ‘fechando portas’. É melhor 3 minutos bem feitos do que 7 mais ou menos. Deixe uma boa impressão que isso pode lhe ajudar a conseguir outros open mics.

Na verdade, ambas as regras acima vão lhe acompanhar em toda sua carreira, seria prudente nao começar violando elas. Nunca faça piada de outros comediantes e sempre procure fazer dentro do tempo determinado. Alguns comediantes acham que o palco se encontra em outro planeta com rotação diferenciada da Terra e que o tempo transcorre de forma diferente. Mas quer saber? Essa afirmação está certa! 30 segundos sem uma risada parecem horas.
O mais provável é que em sua estreia o tempo passe mais rápido do que você imagina. Portanto, ensaie seu texto no devido tempo, repita ele no palco e confie na rotação da Terra marcando seus 3 a 5 minutos. 

 

 

 

 

Escrito por: Léo Lins